Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO DO BCE

Publicação de “A execução da política monetária na área do euro: Documentação geral sobre os instrumentos e procedimentos de política monetária do Eurosistema”

6 de Fevereiro de 2004

O Banco Central Europeu (BCE) publica hoje o documento intitulado “A execução da política monetária na área do euro: Documentação geral sobre os instrumentos e procedimentos de política monetária do Eurosistema” (uma versão revista da publicação geralmente referida como “Documentação Geral”). Este documento contém uma descrição pormenorizada dos instrumentos e procedimentos de política monetária utilizados pelo Eurosistema.

Esta versão revista da “Documentação Geral” substitui o documento intitulado “A política monetária única na área do euro: Documentação geral sobre instrumentos e procedimentos de política monetária do Eurosistema”, publicado em Abril de 2002. O novo documento inclui as alterações ao quadro operacional de política monetária do Eurosistema aprovadas pelo Conselho do BCE ao longo de 2003. Uma descrição pormenorizada destas alterações, bem como as respectivas datas de aplicação, foi anunciada num comunicado de 12 de Janeiro de 2004 intitulado “Introdução gradual das alterações ao quadro operacional de política monetária do Eurosistema no início de 2004”. O documento entrará em vigor em 8 de Março de 2004 (porém, a primeira operação de refinanciamento de longo prazo realizada de acordo com as novas regras terá lugar em 25 de Fevereiro).

O documento pode ser descarregado em formato electrónico a partir do site do BCE, em todas as línguas oficiais da Comunidade, a partir das 15h00, hora do BCE (C.E.T.), de hoje (pdf 1.52 MB). Serão disponibilizadas gratuitamente cópias em papel a partir de 8 de Março de 2004, podendo ser solicitadas por escrito à Divisão de Imprensa e Informação do BCE ou a qualquer um dos bancos centrais nacionais da UE.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa