Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • COMUNICADO

BCE publica estudo sobre o impacto ambiental das notas de euro

11 de dezembro de 2023

  • A pegada ambiental da utilização de notas de euro por uma pessoa durante um ano equivale a conduzir 8 km de carro.
  • O Eurosistema comprometeu‑se a continuar a reduzir o impacto ambiental das notas, sem deixar de assegurar a disponibilidade e aceitação generalizadas de numerário.

O Banco Central Europeu (BCE) publicou hoje um estudo sobre o impacto ambiental das notas de euro enquanto instrumento de pagamento. Este indica que, em 2019, a pegada ambiental média dos pagamentos com notas foi de 101 micropontos (µPt) por cidadão da área do euro. É o equivalente a conduzir 8 km de carro ou a 0,01% do impacto ambiental total das atividades de consumo anuais de uma pessoa na Europa.

O estudo mede o potencial impacto ambiental de todas as atividades no ciclo de vida completo das notas de euro – desde a aquisição de matérias‑primas, passando pelo fabrico, a distribuição e a circulação, até à eliminação das notas pelos bancos centrais nacionais (BCN) da área do euro. Baseia‑se na metodologia da pegada ambiental dos produtos da Comissão Europeia e desenvolve o trabalho, iniciado em 2004, de avaliação do ciclo de vida da primeira série de notas de euro.

Os principais fatores que contribuem para a pegada ambiental das notas de euro como meio de pagamento são o consumo de energia dos caixas automáticos (multibancos/ATM) e o transporte de notas, seguindo‑se o processamento pelos BCN, o fabrico do papel de notas e a autenticação das notas em lojas. O longo ciclo de vida das notas e o facto de serem usadas para muitos pagamentos significa que o impacto da produção de notas é menor do que o do seu transporte e distribuição.

“O Eurosistema está empenhado em tornar as notas de euro tão respeitadoras do ambiente quanto possível, sem deixar de assegurar a disponibilidade e aceitação generalizadas de numerário”, afirmou Piero Cipollone, membro da Comissão Executiva do BCE.

Desde 2004 que o Eurosistema trabalha para reduzir a pegada ambiental das notas de euro, por exemplo, usando apenas algodão 100% sustentável e proibindo a deposição de resíduos de notas em aterros.

Além disso, os fabricantes de caixas automáticos e os bancos fizeram avanços na redução do impacto ambiental das respetivas máquinas. O estudo publicado hoje indica que a melhoria da eficiência energética dos caixas automáticos contribuiu para uma redução de 35% da sua pegada ambiental entre 2004 e 2019.

Está a ser realizado um amplo trabalho de investigação e desenvolvimento, a fim de tornar as notas de euro ainda mais respeitadoras do ambiente em todas as fases do seu ciclo de vida. Por exemplo, o BCE está a explorar métodos alternativos de eliminação de resíduos de notas, como a reciclagem e a reutilização de resíduos, e a possível melhoria dos materiais e das componentes utilizados no processo de impressão.

Estas medidas também fazem parte do compromisso geral do BCE de, no âmbito do seu mandato, combater as alterações climáticas e reduzir a sua pegada ambiental, em consonância com as metas do Acordo de Paris e os objetivos de neutralidade climática da União Europeia. São fornecidos mais pormenores na Declaração Ambiental anual do BCE.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Belén Pérez Esteve (tel.: +49 173 533 4269).

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa