Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
COMUNICADO

Decisões de política monetária

4 de Janeiro de 2001

Na reunião de hoje, realizada por teleconferência, o Conselho do BCE decidiu que a taxa mínima de proposta aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro das facilidades permanentes de cedência de liquidez e de depósito permanecerão sem alterações em 4.75%, 5.75% e 3.75%, respectivamente.

O Conselho do BCE, com vista à condução de operações de refinanciamento de prazo alargado em 2001, decidiu igualmente sobre um montante de colocação de EUR 20 mil milhões por operação. Este montante tem em consideração as necessidades de liquidez previstas para o sistema bancário da área do euro em 2001, assim como a intenção do Eurosistema de continuar a realizar a maior parte do refinanciamento do sector financeiro através das suas operações principais de refinanciamento. O Conselho do BCE poderá ajustar o montante de colocação ao longo do ano, no caso de se verificar uma evolução inesperada das necessidades de liquidez.

Para a formulação exata acordada pelo Conselho do BCE, consultar a versão em língua inglesa.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa