Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • COMUNICADO

BCE anuncia alterações ao quadro operacional para a execução da política monetária

13 de março de 2024

  • O BCE concluiu a análise iniciada em dezembro de 2022.
  • O quadro estabelece como o Conselho do BCE orientará as taxas de curto prazo do mercado monetário em consonância com as decisões de política monetária, num contexto de normalização do balanço do Eurosistema.

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje sobre alterações ao quadro operacional para a execução da política monetária, a fim de assegurar que este permanece adequado perante a normalização do balanço do Eurosistema.

Em dezembro de 2022, o Conselho do BCE anunciou que seria realizada uma análise do quadro operacional para efeitos de orientação das taxas de juro de curto prazo na área do euro. As decisões de hoje estabelecem os princípios e parâmetros fundamentais para a execução da política monetária e a disponibilização de liquidez do banco central, num contexto de diminuição gradual da liquidez excedentária no sistema bancário, ainda que esta permaneça significativa nos próximos anos.

“É com satisfação que anuncio que o Conselho do BCE aprovou estas alterações ao quadro operacional, que têm em conta as mudanças significativas ocorridas no sistema financeiro e na política monetária nos últimos anos”, declarou a presidente Christine Lagarde. “O quadro assegurará que a execução da política monetária permanece eficaz, robusta, flexível e eficiente no futuro, face à normalização do nosso balanço.”

Para mais informações, ver a declaração do Conselho do BCE.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Lena‑Sophie Demuth (tel.: +49 162 2952316).

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa