Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Decisões tomadas pelo Conselho do BCE (para além das decisões sobre as taxas de juro)

Abril de 2010

Questões operacionais

Alterações ao quadro de activos de garantia do Eurosistema aplicáveis a partir de 1 de Janeiro de 2011

Em 8 de Abril de 2010, o Conselho do BCE decidiu manter, para além do final de 2010, a notação de crédito BBB-/Baa3 ( investment-grade level) como referencial mínimo aplicável aos activos transaccionáveis e não transaccionáveis incluídos no quadro de activos de garantia do Eurosistema, à excepção dos instrumentos de dívida titularizados ( asset-backed securities – ABS). Decidiu ainda que, a partir de 1 de Janeiro de 2011, serão aplicadas margens de avaliação gradativas aos activos com notações de BBB+ a BBB- (ou nível equivalente). As margens de avaliação gradativas substituirão a margem de avaliação adicional uniforme, de 5%, actualmente aplicada aos referidos activos. Num comunicado divulgado na mesma data, é fornecida mais informação sobre a matriz das margens de avaliação a aplicar e a lista de instrumentos que, em 1 de Janeiro de 2011, deixarão de ser elegíveis como activos de garantia.

Requisitos de informação a nível dos empréstimos associados a ABS incluídos no quadro de activos de garantia do Eurosistema

Em 21 de Abril de 2010, o Conselho do BCE decidiu que seria dado início ao trabalho de desenvolvimento dos requisitos de informação empréstimo-a-empréstimo relativamente aos ABS incluídos no quadro de activos de garantia do Eurosistema. Após a análise dos comentários positivos recebidos no âmbito da consulta pública sobre a matéria, lançada em 23 de Dezembro de 2009, o Conselho do BCE decidiu que os 16 bancos centrais nacionais da área do euro e o BCE iniciariam os trabalhos preparatórios com vista à definição dos requisitos de informação a nível de empréstimos. É disponibilizada mais informação num comunicado publicado no sítio do BCE.

Sistemas de pagamentos e infra-estruturas de mercado

Lições da crise financeira relacionadas com o funcionamento das infra-estruturas de mercado europeias

Em 15 de Abril de 2010, o Conselho do BCE autorizou a publicação de um relatório sobre as lições retiradas da crise financeira em termos do funcionamento das infra-estruturas de mercado financeiro europeias. O relatório centra-se nos desafios enfrentados durante a crise financeira por essas infra‑estruturas e pelas instituições financeiras intervenientes. O trabalho de seguimento das conclusões apresentadas no relatório já está em curso, em estreita colaboração com as autoridades públicas relevantes e, em particular, com a Comissão Europeia. O relatório é disponibilizado no sítio do BCE.

TARGET2-Securities

Em 21 de Abril de 2010, o Conselho do BCE analisou os progressos realizados no âmbito do projecto TARGET2-Securities (T2S). Será oportunamente disponibilizada informação mais detalhada no sítio do BCE. Além disso, na mesma data, o Conselho do BCE adoptou uma orientação relativa ao TARGET2-Securities (BCE/2010/2). A orientação será publicada em breve no Jornal Oficial da União Europeia e no sítio do BCE.

Pareceres sobre legislação

Parecer do BCE sobre a introdução de uma facilidade de depósito a sete dias na Letónia

O parecer foi adoptado pelo Conselho do BCE, em 23 de Fevereiro de 2010, a pedido do Latvijas Banka (CON/2010/18).

Parecer do BCE sobre uma alteração à Lei do Danmarks Nationalbank relativamente ao poder de recolher informação para a compilação de estatísticas

O parecer foi adoptado pelo Conselho do BCE, em 19 de Março de 2010, a pedido do Ministério dos Assuntos Económicos e Empresariais dinamarquês (CON/2010/24).

Parecer do BCE sobre independência, confidencialidade e a proibição de financiamento monetário na Bulgária

O parecer foi adoptado pelo Conselho do BCE, em 25 de Março de 2010, a pedido do Ministro das Finanças búlgaro (CON/2010/25).

Parecer do BCE sobre um projecto de lei finlandês relativo ao investimento público em bancos de depósito

O parecer foi adoptado pelo Conselho do BCE, em 26 de Março de 2010, a pedido do Ministério das Finanças finlandês (CON/2010/26).

Parecer do BCE sobre um novo regime jurídico relativo à integridade e prevenção da corrupção aplicável ao Banka Slovenije e respectivos órgãos de decisão

O parecer foi adoptado pelo Conselho do BCE, em 29 de Março de 2010, a pedido da Assembleia Nacional da República da Eslovénia (CON/2010/27).

Parecer do BCE sobre uma proposta de regulamento do Conselho que altera o Regulamento (CE) n.º 479/2009 no que respeita à qualidade dos dados estatísticos no contexto do procedimento relativo aos défices excessivos

O parecer foi adoptado pelo Conselho do BCE, em 31 de Março de 2010, a pedido do Conselho da União Europeia (CON/2010/28).

Parecer do BCE sobre o prolongamento da concessão de avales estatais a bancos e outras instituições na Suécia

O parecer foi adoptado pelo Conselho do BCE, em 6 de Abril de 2010, a pedido do Ministério das Finanças sueco (CON/2010/29).

Parecer do BCE sobre a restruturação do Central Bank and Financial Services Authority of Ireland

O parecer foi adoptado pelo Conselho do BCE, em 7 de Abril de 2010, a pedido do Ministro das Finanças irlandês (CON/2010/30).

Parecer do BCE sobre a alteração da Lei húngara das instituições de crédito e sociedades financeiras no sentido de introduzir medidas adicionais de estabilização do mercado financeiro

O parecer foi adoptado pelo Conselho do BCE, em 13 de Abril de 2010, a pedido do Ministério das Finanças húngaro (CON/2010/31).

Estatística

Relatórios de 2009 sobre a qualidade das estatísticas

Em 19 de Março de 2010, o Conselho do BCE aprovou a análise anual da disponibilização e qualidade dos vários tipos de estatísticas compiladas pelo Eurosistema com base num acto jurídico do BCE. Autorizou ainda a publicação do relatório de qualidade de 2009 relativo às estatísticas da balança de pagamentos e da posição de investimento internacional da área do euro, bem como o relatório sobre as estatísticas monetárias e financeiras. Elaborados em conformidade com o quadro do BCE para a qualidade das estatísticas ( ECB Statistics Quality Framework), ambos os relatórios são disponibilizados no sítio do BCE.

Gestão

Código Deontológico Suplementar dos membros da Comissão Executiva do BCE

O Conselho do BCE tomou nota de que a Comissão Executiva adoptou o respectivo Código Deontológico Suplementar, que substitui o anterior código com efeitos a partir de 1 de Abril de 2010. O novo Código Deontológico Suplementar será publicado em breve no Jornal Oficial da União Europeia e no sítio do BCE.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa